Cinco Leituras Obrigatórias de...

Carla Fernanda é autora do blog Sonho de Reflexão. Conheça abaixo suas leituras obrigatórias.

Ao receber pelo segundo ano consecutivo o convite da Leninha, claro que não podia recusar!

Mas aí surgiu um obstáculo: "Como escolher apenas cinco livros obrigatórios entre os meus preferidos?" Foi muito difícil selecioná-los entre centenas de livros que já li! Se pudesse indicava todos, mas acabei optando pelos mais recentes e por aqueles que continuam marcando minha vida até hoje e tem um lugar especial no meu coração.

De romances contemporâneos, atuais e de suspense, cujos personagens farão com que você se renda aos seus encantos, segue a minha relação abaixo:


Doce Perseguição - Janethe Fontes

Gostei do livro, porque assim como os outros romances da autora que focam em temas bem atuais e muitas vezes polêmicos e, no caso deste, são os crimes passionais (intolerância, ciúme, possessão e agressividade). Gostei muito de Graziela, uma jovem tímida, corajosa e determinada, que perdeu os pais e o irmãozinho caçula em um acidente de carro e foi criada por Helena, sua irmã mais velha, que está namorando Felipe. Um dia, fica desapontada quando descobre que a irmã está brincando com fogo e fica cada vez mais atraída por ele, que também começa a nutrir um sentimento por ela, mas Helena acaba sendo brutalmente e friamente assassinada. A partir desse dia, Graziela, com um ódio mortal, jura vingança ao principal suspeito, que alega inocência e, apesar de amá-lo incondicionalmente, está disposta a ir até as últimas consequências em busca da verdade. Tornam-se vítimas de um trágico destino, deixando suas vidas sem rumo e ambos mergulham no mais profundo abismo, porque perdem completamente a esperança, já que não resta mais nada, apenas dores, tristezas e lembranças.

A leitura me pegou de jeito desde que li o prólogo e fui me enveredando cada vez mais dentro da trama muito bem construída, permeada de mistérios e revelações bombásticas, tentando descobrir quem estava por trás de tudo. Todas as pistas apontam para uma pessoa, o que me deixou completamente dividida e confusa, porque foi só para despistar mesmo. Infelizmente, não consegui descobrir quem realmente era o algoz, mesmo tendo suspeitado dele, porque a autora me enganou direitinho focando em um suspeito que, quando cheguei ao final, fiquei atônita e estupefata pela reviravolta inesperada e pensei: “Não acredito! Era ele o tempo todo?!”. Concluindo, “Doce Perseguição” vai tocá-lo de alguma forma, seja pelos personagens cativantes ou pelo enredo comovente, estarrecedor e surpreendente, onde me vi prendendo o fôlego e torcendo pelos personagens a cada momento da narrativa repleta de drama, humor, romance, entremeado de sedução com cenas muito doces e apaixonadas, tensão e suspense.


O Diário de Susana para Nícolas - James Patterson

Foi o primeiro romance do autor que li sem ser um thriller de suspense, o que me surpreendeu. A dramaticidade do romance lembrou-me demais de Nicholas Sparks, que aprecio muito também. Fiquei sabendo de sua existência desde que assisti ao filme “Diário para Nicholas” (título no Brasil) que me encantou e teve um desfecho comovente. Desde então, fiquei ainda mais apaixonada pela história Katie Wilkinson, uma editora especializada em poesias e romances literários, que conhece Matthew Harrison quando comprou os direitos para a publicação de seu livro. Eles vivem uma relação harmoniosa por onze meses, mas, de repente, ele rompe sem dar a menor explicação, o que acaba sendo um golpe duro para ela. A resposta a essa questão encontra-se no diário de Suzana para Nicolas, que este deixou, cujas páginas terão um efeito perturbador, porque revelará nuances a respeito do fato de Matt ser reservado e carregar uma tristeza profunda e raiva em seu olhar, em relação ao seu passado, que traz à tona segredos dolorosamente insuportáveis. A partir daí, Kate conhece esta mulher, que dará um sentido ao que o futuro reserva-lhe.

Uma história de amor, singela, doce e, ao mesmo tempo, pungente, que dilacera no mais recôndito de nossa alma. A cada revelação sobre as nuances dos personagens, as peças vão encaixando-se, suas vidas vão entrelaçando-se cada vez mais em meio às descobertas do destino que os uniu através do amor de duas mulheres por um único homem. Há uma bela mensagem sobre as coisas essenciais em nossa vida, porque tudo é muito frágil. Não sabemos o quanto somos abençoados por ter esse bem precioso que Deus nos deu e devemos agradecer essa dádiva, usufruindo de cada momento intensamente vívido com alegria, valorizando cada instante da vida como se fosse um presente.


Ausência - Flávia Cristina Simonelli

Este romance relata a história de Ervin, um renomado e erudito professor de literatura, que levava uma vida tranquila ao lado da família, mas trabalhava demasiadamente e com tantas responsabilidades foi se desgastando física e emocionalmente. Um dia começou a perder gradualmente a memória e seu lugar no mundo. A partir daí, as coisas começam a ficar incompreensíveis afetando sua rotina familiar e profissional.

Teimoso e irredutível recusava-se a consultar o Dr. Daniel, um neuropsiquiatra, que não queria reviver o drama de um passado doloroso permeado por lembranças desconfortáveis. E assim vivenciamos essas duas histórias intercaladas por uma coisa em comum.

Com um casamento estável, Daniel não imaginava que fosse apaixonar-se por sua filha, que o deixará numa encruzilhada por não conseguir controlar seus impulsos. Acaba perdendo o bom senso por conta dessa atração visceral transpondo todos os limites até que se vê preso numa armadilha do destino por transgredir suas convicções, deixando-o cada vez mais vulnerável e este sentimento contraditório imperará sobre todas as suas convenções sociais colocando em risco sua integridade moral e sua família, já que sempre preservou a ética, o respeito e a verdade. A vida lhe mostrará duras provas que só o destino lhe trará.

A leitura deste livro me atingiu desde o princípio por focar no Mal do Alzheimer, uma doença degenerativa perturbadoramente devastadora que faz com que você regrida no passado, como também conhecida pela dor, pelo inconformismo, pela aceitação da ausência, da perda e da morte.

Foi triste ver o drama de Ervin, que sufocou na maior parte de sua vida, suas emoções e sentimentos, perder justamente os pensamentos. Não tem como não ficar tocado ou balançado porque é doloroso demais por ser um caminho sem volta.

Merece ser lido e compartilhado com todos, porque apesar de ser impactante é uma ótima referência a muitas famílias que passam por essa situação como também aos leigos. Serve de alento por trazer um pouco de esperança a esse mal devastador, mas com o tempo vamos aprendendo a lidar e a conviver com o doente tornando a vida dele mais fácil. Este drama me comoveu e não tive como conter a emoção em diversos momentos por ser tão realista e, ao mesmo tempo, tocante!


Pássaros Feridos - Colleen McCullough

Este livro me marcou desde que assisti a minissérie homônima na década de 80, estrelada por Rachel Ward e Richard Chamberlain. Quando descobri o livro que a inspirou, fiquei encantada pela história da saga de três gerações da família Cleary, que são personagens apaixonantes e cativantes, complexos na sua essência, vivendo em meio ao clima australiano implacável. Uma família de sete filhos, entre eles Meggie, que viverá um amor inacessível e proibido ao seduzir Ralph, um missionário. Com isso, abalará toda uma sociedade ao desafiar a Igreja, já que ele ficará cada vez mais dividido entre sua vocação ou abandoná-la para viver plenamente este amor.

Um romance arrebatador e extremamente envolvente que possui todos os requisitos que você sempre sonhou em ver em um romance: amor proibido, paixão, ódio, orgulho, ambição, segredos, persistência, intolerância e vingança. Foi inesquecível e marcante por tratar de vários temas polêmicos, ainda mais pela sensibilidade e simplicidade da escrita da autora, que faz com que fiquemos inebriados pelo romance conturbado entre os protagonistas. É um daqueles romances épicos que perduram no tempo.


Em Busca do Paraíso - Judith McNaught

Foi o primeiro livro da autora que li e que me enveredou no mundo dos romances contemporâneos, onde fiquei fascinada pela história amorosa de Meredith e Matthew Farrell. Pertencentes a classes sociais distintas, apaixonaram-se à primeira vista e não sabiam como lidar com esse sentimento arrebatador. Devido às circunstâncias se casam, mas são separados pela tirania do pai dela, um homem manipulador, arrogante e poderoso. Durante onze anos foram obrigados a sufocar seus sentimentos com mágoas, rancores, ódios e ressentimentos, mas ao se reencontrarem percebem que ainda resta uma faísca de um sentimento que julgavam perdidos. Terão que travar uma árdua batalha para recuperar o tempo perdido.

Envolvente desde o princípio, onde você tem um turbilhão de emoções e torce pelos personagens. Por ela, para conseguir driblar sua solidão, insegurança e fragilidade; por ele, para conseguir vencer na vida e dar a volta por cima, porque devido à personalidade forte, tem uma determinação férrea em descobrir a verdade. Um romance repleto de amor, paixão, sensualidade, desavenças, desentendimentos e muitas revelações bombásticas. Quem ainda não conhece os romances da Judith, leiam porque vale a pena! Ela é DIVA! Não tem como não se apaixonar pelos personagens, principalmente pelo mocinho, intenso e viril.


Agradeço a Leninha pelo convite como também pela amizade e carinho de sempre.
Que este seja mais um número entre tantas conquistas bem-sucedidas no Sempre Romântica. Continue perseverando e tornando este cantinho cada vez mais especial. Afinal tudo que é feito com amor e dedicação transborda e só propaga coisas boas ao mundo.


Eu que agradeço sua participação Carlinha, amei suas dicas. Beijão!

12 comentários

  1. Amei as dicas Carlinha. Li três deles e posso garantir que você não errou em nada em indicá-los.

    Dois estão na pilha de leitura, espero tirá-los logo de lá.

    É sempre um prazer ter as amigas aqui, o mês foi um presente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida.

      Fico feliz que tenha apreciado. Foi difícil, mas valeu a pena. :)

      Leia os outros que é a sua cara. Recomendo sem medo de errar.

      Sabe que pode contar com o meu carinho e apoio sempre.

      Beijos.

      Excluir
  2. Ei Leninha!
    Ainda não li nenhuma das dicas da Carla, mas com certeza fiquei interessada. Principalmente pelo 'Doce perseguição' e 'O diário de Susana para Nícolas'. Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celsina.

      Os livros da Janethe Fontes são ótimos e este me surpreendeu muito.

      "O Diário de Susana para Nicolas" é emocionante! Me debulhei em lágrimas no final. Tanto o livro quanto o filme são tocantes! Vale a pena conferir.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Leninha.

    Como sempre, me senti honrada pelo seu convite.

    Foi muito difícil escolher entre tantos livros preferidos, mas estes tem um lugarzinho especial no meu coração.

    Espero que todos apreciem as dicas que selecionei com muito carinho, porque são livros emocionantes e também reflexivos em sua essência e, claro, com personagens cativantes.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. As indicações da Carla Fernanda estão ótimas! Muito bom gosto!
    Eu tenho Em busca do paraíso e vou ler me breve, Doce Perseguição está entre os desejados, os livros da Janethe devem ser muito bons!
    Ausência tem muitas críticas positivas, também vou ler ;)
    Bjs,
    Pati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pati.

      Fico feliz que tenha apreciado.

      Ainda não leu "Em Busca do Paraíso"?! Larga tudo e vá ler AGORA! É maravilhoso!

      De todos os romances já publicados da Janethe, este me surpreendeu no desfecho. Eu surtei!!! A autora me pegou direitinho. rs.

      "Ausência" é profundamente tocante! É muito realista. Você vai gostar.

      Beijos.

      Excluir
    2. Oi, Pati.

      Fico feliz que tenha apreciado.

      Você vai amar "Em Busca do Paraíso", um dos meus preferidos da autora.

      Todos os livros da Janethe são ótimos, mas este me surpreendeu pela maneira como a autora despsitou direitinho do alvo principal. [risos].

      "Ausência" é maravilhoso e tocante por focar num tema tão atual e cada vez mais comum no seio de algumas famílias. É primoroso e serve de alento para muitos que passam pelo mesmo problema.

      Beijos.

      Excluir
  5. ainda não li nenhum desses,mas alguns eu tenho muita vontade...ótimas dicas.


    bjsss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca.
      Que pena! São ótimos e envolvem o leitor a cada página.
      Leia e depois me diga o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  6. Carla,

    Ficava sempre pensando com os meus botões: afinal, será que ninguem vai indicar o M A R A V I L H O S O 'Pássaros Feridos'?
    Esse livro marcou minha juventude e foi com ele que comecei a me apaixonar pela leitura!Ele está entre os meus top's!!!

    Parabens pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, FDuarte.

      Concordo plenamente! Acho que marcou a juventude de muita gente.

      Já perdi a conta de quantas vezes já li este romance e assisti à minissérie. Mas o livro supera em muuuuuuuuuito.

      O livro é sensacional! Não tem como você não se encantar com a trajetória de vida dessa família. É um livro memorável e tem um lugar especial no meu coração.

      Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo, né?

      Já li "O Toque de Midas", da mesma autora, e me apaixonei também, porque não tem como ficar sensibilizada com a sua escrita e o drama vivido pelos personagens.

      Beijos.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!