P.S. Eu te amo - Cecelia Ahern

Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

Era um sonho de consumo ter e ler esse livro, e foi uma imensa alegria quando soube que a Editora Novo Conceito iria relançar essa obra prima. Sou apaixonada pelo filme, e ter o prazer de desfrutar da leitura foi maravilhoso. O livro é bem similar ao filme, porém como sempre, em minha opinião, ele é muito melhor.

Difícil não se emocionar com a trajetória de Holly sem o grande amor de sua vida. É perceptível o turbilhão de emoções sentidas pela personagem e cheguei ao ponto de colocar-me em seu lugar e sofrer junto à ela, me imaginando vivenciando sua dor. Isso foi o mais difícil para mim durante a leitura.

Holly consegue nos comover e chega a ser egoísta em diversos momentos, mas como não ser quando tanta tristeza corrói sua alma? Como não transpirar mágoa e ressentimento em ver que a vida dos amigos e familiares continua, quando a dela "acabou" com a morte de seu marido?
Ela está perdida, sem rumo, sem futuro, todos os seus sonhos incluíam Gerry, mas ele morreu e agora sua vida se tornou um grande porquê e para quê, e também uma longa espera.

Sua única alegria é a lista que Gerry deixou, cartas mensais com dicas de sobrevivência, a cada mês Holly abre uma nova carta como um sopro de vida, é como se elas lhe indicassem um rumo novo a seguir, e é assim que ela vai superando, sobrevivendo num mundo onde todos seguiram adiante, apenas ela parou.

Estando de fora é fácil responder todos os questionamentos e dúvidas que permeiam a vida vazia de Holly, mas sentindo na pele a dor da morte de seu marido, a tristeza da solidão, a angústia de um novo nascer do dia, deve ser realmente dilacerante. E conseguimos sentir durante toda a narrativa esses sentimentos, pois a autora consegue escrever com leveza, e de forma única, o pesar devastador que é a perda de um ente querido.

É com grande alegria que agora também me declaro apaixonada pelo livro, que retrata com emoção, sem panos quentes e com uma pitada de humor a vida de uma mulher que teve que aprender a duras penas a seguir em frente, lutar sozinha e continuar vivendo.

Tendo assistido o filme, ler o livro e ver a diferenças e os novos personagens que nos são apresentados, foi como ver o filme por um novo ângulo. No livro Holly tem um pai, irmãos, novos amigos... E foi um prazer conhecê-los.
Dei novos rostos aos personagens, mas Holly e Gerry continuaram sendo Hilary Swank e Gerard Butler, evidente.
Gratificante, apaixonante, doído, mas acima de tudo inesquecível. Nem preciso dizer que amei, me emocionei, chorei com o livro não é?

Recomendo a leitura!
 

13 comentários

  1. Ah, eu também adoro o livro... gosto principalmente porque aqui há mais personagens e acho que isso faz toda a diferença...
    Ao longo da leitura eu parecia uma doida... em alguns momentos ria alto, para logo em seguida cair no choro...rsss


    beijos,

    ResponderExcluir
  2. Ídem, aqui também foi assim. No final chorei muito!

    ResponderExcluir
  3. Lena, eu amei! Achei que iria chorar muito lendo esse livro, mas fiquei surpresa em rir muito mais do que chorar!


    A Novo Conceito está de parabéns por proporcionar uma leitura tão maravilhosa!


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Também ri muito, mas teve partes que dava aquele nó na garganta e tinha que chorar, senão minha ansiedade atacava.
    Mas no fim não resisti, chorei muito!

    ResponderExcluir
  5. Leinha, sua feia


    Q eu faço com a minha pilha de livros pra ler? Hein??? Agora este vai ter q furar a fila!


    Sou apaixonada pelo filme, perdi as contas de quantas vezes ja assisti. Qdo o livro, na versao antiga, chegou em casa, fiquei saltitando de alegria e dando beijo no livro kkk.


    Mas ainda não li, acredita. Talvez por saber que vou ama-lo e q vou ficar triste qdo termina-lo.




    linda resenha




    bj

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leninha.

    Li este livro pela primeira em uma outra edição há anos atrás e não tive como conter a emoção. Quero reler novamente e me emocionar com essa história que vai tocar todos os corações mostrando que, apesar de tudo, a vida continua e temos que aprender a seguir em frente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Feia eu? kkkkk
    Acho que essa é uma leitura obrigatória, machuca mas faz tão bem...
    Beijinhos Flaveth!

    ResponderExcluir
  8. Concordo Carlinha!
    Releia, tenha novas impressões e volta para me contar.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Não consigo gostar desse livro, apesar de ter apenas assistido filme, mas acho Gerry um sádico, defunto que não ter morrer...kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Ah eu sou a única que não leu e nem viu o filme? Sempre fiquei na vontade mais deixava para lá. Agora quero ler primeiro o livro, para depois ver o filme! Deve ser tudo de bom, se bem que estou de olho no livro, e em breve com certeza ele vai estar na minha casa rsrs'
    Adorei sua resenha :)
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  11. kkkk
    Defunto que não quer morrer é boa!
    Mas Sol, acho que a Holly não conseguiria sair da depressão sem a ajuda de Gerry, e a lista foi uma coisa combinada entre eles, quase uma promessa.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana, leia o livro primeiro, é só uma dica!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  13. Ai, que lindo! Parece um ótimo livro =D não lembro mais quem me disse que o livro era meio lento no início e isso me deixou com um pé atrás... mas agora acho que já quero MUITO lê-lo novamente ^^
    Preciso conhecer essa história \o/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!